sexta-feira, novembro 11, 2005

Seguido de dedicatória

Daqui bocado ainda passo no Cacém. Os meus Nike por uma lata de petróleo. Estou a ficar desesperado. Hoje acordei fui para a esquina do costume e senti-me marginalizado. Lá estava eu, com os meus irmãos, um joelho flectido, a outra perna esticada, cabeça pendente, estás a olhar? As pessoas passavam por mim e fingiam-se de apressados, disfarçavam a olhar para o relógio. Eu levanto-me e fico no sol, quando não vou ao serviço de estrangeiros, à segurança social, ou oscilar os ombros para os comboios da linha do Monte Abraão. Esta sociedade exclui-me. Qual é a cena, preencho papéis mas não tenho um apoio, um subsídio, um rendimento, um animador sócio-cultural que seja. Sócio anda daí fazer uma roda e bater as palmas. Esta sociedade está muito ocupada, eu estou aqui quieto, mas sou igual, tenho o mesmo direito de frequentar o Colombo, sim mandar um bocado de estilo. Quero uma cena. Aí sou obrigado a ir ter com a sociedade. À força. Não sei onde há trabalho, daqui não vejo nada. Mas há um pessoal da política que está comigo, percebem a minha vida. Um gajo é desempregado, um gajo é diferente, mas tem direitos. Não quero estar à parte mas foda-se estou bem aqui. Caga nisso. O Louçã sabe. Ele defende-me na televisão. A minha mãe entrou às seis da manhã na Mundilimpa. Trabalha muito. Estou de mãos atadas, agora estão dentro dos bolsos, Novembro vai frio. Não sei. Não quero ter a vida dela. Sim, na boa. Ver o que dá. Cacém é que era, burgesotes com carro à porta. Pensam ser mais que eu. Ainda hão-de ver as chamas na TV. Foda-se. Lindo.

Dedicado à grande maioria de aventureiros em terra estranha, que mesmo partindo de uma desvantagem cultural, lutam todos os dias por uma vida melhor.

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não frequento blogs.Frequentei este.Gostei deste.Voltarei a este.Muito bom texto este.

11/11/2005 09:39:00 da manhã  
Blogger MariaOnLine said...

Não é preciso ter fama de interventivo para fazer intervenção. Gostei muito deste texto e da sua mensagem de alerta.

11/11/2005 10:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sim senhor, este post transmite uma imagem quase fidedigna dessa complexa realidade "suburbana"...

É verdade que para realizar a verdadeira e eficaz intervenção, o recurso à violência não é o melhor caminho.

Neste texto encontra-se implicita uma mensagem de alerta importante e que deve ser levada em linha de conta, mas cuidado mais uma vez com à banalização dos factos, e com leituras supreficiais!!!

Não é de todo minha intenção defender esta atrocidade, antes pelo contrário, sinto-me revoltada de cada vez que ouço novas notícias. No entanto gosto de me dar ao trabalho de questionar o porquê de determinados registos comportamentais.

Eu sei, eu sei que é mais fácil apelidar um conjuntinho "(in)significante" de vândalos, do que tentar compreender e arranjar alternativas construtivas e viàveis para o problema. Eu não tenho soluções, é verdade, mas também tenho muito cuidado ao vestir a pele do "Velho do Restelo"!!!

Contudo,e mais uma vez, parabéns pelo texto Samuel, é a caricatura quase perfeita...

MARTA

11/11/2005 02:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola Samuel,
após ter colocado a minha leitura em dia,não resiste em deixar a minha humilde opinião.Apesar da excelente construção gramatical falta_lhe um certo realismo social, visto não se poder generalizar este quadro para todos os individuos neste contexto. Há 1º que averiguar o seu contexto sócioeconómico.
HÁ AQUELES QUE TRABALHAM E CONTIBUEM PARA O PRODUTO INTERNO BRUTO!!!!!!!
assinado, Paula Sousa (amiga da Marta).

11/13/2005 09:44:00 da tarde  
Blogger Samuel said...

Exacto, daí a dedicatória.

11/14/2005 12:00:00 da manhã  
Blogger MariaOnLine said...

Não há nada pior do que escrever e ser mal interpretado. Vou fazer de advogado de defesa (ninguém me contratou, é um facto) mas este texto é uma homenagem, uma dedicatória, uma chamada de alerta, não o contrário!

11/14/2005 01:19:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tenho que concordar Samuel que estiveste lá...

Estou a ficar tua fã

marta

11/14/2005 01:20:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ola mais uma vez,
aqui ninguem discordou, a mensagem foi extremamente explicita.
O meu comentário foi apenas uma ressalva.
Mas obrigadíssimo Maria pela chamada de atenção!!!
Paula Sousa

11/14/2005 06:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Paulinha friend, tenho que concordar que estiverte lá...

Sou tua fã como sabes, lool!!!

Marta (isto tá a ficar interessante)

11/14/2005 06:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sorry pelo erro ortográfico

Estiveste*

Marta

11/14/2005 06:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

What a great site »

2/28/2007 11:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... Paxil vs paxil cr http://www.concerta-drug.info/Protimeconcerta.html roof rack supplier bad odour dishwasher tips baseball betting non profit incorporation kits http://www.dance-0.info/Lamictal-and-bipolar-disorder.html engine india optimization search specialist Tamiflu sample iron deficiency and hair loss produce baldness stem cell hair loss

3/07/2007 01:05:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home