quarta-feira, novembro 23, 2005

As TATU de Gaia

Por falar em costumes, as duas raparigas que andaram às beijocas numa escola de Gaia mereceram reprimenda, reprovação das entidades escolares locais e a associação velada com o «mau aproveitamento escolar» das envolvidas. Lê-se nos jornais, lê-se nos blogues. Em primeiro lugar não me parece que se trate de nenhum caso de reivindicação LGBT, embora este pessoal aproveite todo o espaço para se coçar. Trata-se de duas miúdas que se beijaram, namoradas ou não pouco importa, a descoberta da sexualidade vai mudando e já se faz entre pessoas do mesmo sexo, como provavelmente sempre se fez, agora talvez com menos segredo e com a ajuda da publicidade cool do estilo de vida, ou de foda, alternativo. Trata-se de um caso de puritanismo atrasado e ignorante das entidades e da comunidade. Mas em geral, a questão do «exibicionismo» tem uma certa razão de ser. Não me parece muito razoável que alguém tenha o direito de «chocar» outrém (não confundir com casos abundantes de adultos facilmente impressionáveis) para tentar fazer valer o seu estilo de comportamento, momentâneo ou não. Só que fazer soar o alarme é o pior caminho.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estou inteiramente de acordo com tudo o que foi escrito, à excepção da parte em que é referido o «exibissionismo» (que segundo consta nos manuais de psiquiatria é uma parafilia, o que não me parece ser o caso) e o «chocar», só pq se assume um kto diferente da norma estabelecida pela sociedade, é chocar?! depende do «tipo de oculos» que se coloca para analisar questões tão complexas como a sexualidade.

MARTA

11/24/2005 04:36:00 da tarde  
Blogger Narcisista said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11/26/2005 01:48:00 da manhã  
Blogger Narcisista said...

Esse raciocinio do "chocar" é um pouco falacioso...

Primeiro, porque mexe com a liberdade de expressão. É curioso que muitos dos "liberais" andem a reclamar o direito à homofobia, mas depois condenem estas manifestações "chocantes" da sexualidade.

Quererá isto dizer que os beijos na cara entre irmão também são chocantes?

E se um casal de namorados de raça diferente se beijar em público não será isso também chocar a sociedade?

O "chocante" não é uma categoria fácil de definir, mas tenho a certeza que se o "chocante" fosse proibido então filmes como "A Ultima Tentação de Cristo, "O Império dos Sentidos", "Irreversible", ou "A Paixão de Cristo" teriam de ser ilegalizados.

Será que isso é desejável? Eu acho que não, e se eu tenho o direito de beijar a minha namorada em público, e eu QUERO continuar a ter esse direito, então não posso querer impedir @s outr@s de beijarem @s seus namorad@s...

11/26/2005 01:49:00 da manhã  
Blogger Samuel said...

Quando falava no «exibicionismo» e no «choque», já não me referia ao caso particular de Gaia. Concordo com o que disseste de não ser fácil de definir.

11/26/2005 03:34:00 da tarde  
Blogger Narcisista said...

Eu percebi que não te referias especificamente a Gaia.

Para mim o problema é que é uma fronteira muito perigosa. Uma fronteira que não se devia de todo tentar ultrapassar porque as consequências podem vir a ter um preço demasiado elevado.

11/27/2005 04:33:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home