domingo, outubro 09, 2005

Autárquicas (alguns comentários)

A surpresa: João Soares não ganha no concelho mais exigente de Portugal, Sintra, em confronto com um candidato com incapacidade demonstrada. Mário Soares, o pai-galinha, perdeu simbolicamente com as declarações infelizes que prestou, ilegalmente, no decorrer do acto eleitoral. Talvez um sinal para as Presidencias. É a derrota (parte 1) da instrumentalização da família como imagem. Mário Soares dá-se a si próprio o peso político que cada vez tem menos na política real.Parte 2: Manuel Maria Carilho em Lisboa com uma estrondosa derrota onde até já se questiona a pertinência da sua escolha como candidato...

Uma boa vitória de Carmona em Lisboa e uma vitória de grande expressão de Rio no Porto.

As televisões abrem com resultados de Felgueiras, Gondomar, Amarante, Oeiras. É a dimensão fraca de um país. Setúbal, Braga, Coimbra, Faro são relegadas para segundo plano.

José Pacheco Pereira da SIC para o Abrupto: "Estou a ouvir Miguel Portas a fazer a análise mais sectária de todos os representantes partidários. Criticar o PSD por ter perdido Oeiras e Gondomar, vindo de alguém do BE, é politicamente pouco aceitável. Vou dizer-lhe no intervalo."