terça-feira, junho 07, 2005

O Non e o Nje

Não sou nenhum defensor da Constituição Europeia (ou melhor, do Tratado que aprova um Constituição para a Europa). Acho que se está a ir depressa demais e sem a participação dos povos europeus. No entanto é um bocado triste ver o Não ganhar referendos pelos motivos errados. Ninguém sabe nada sobre o Tratado mas toda a gente tem uma opinião. O futuro da Europa não pode ser fechar-se sobre si mesma. A adesão da Turquia é essencial para contrariar o poder do grande directório.
Em Portugal ainda é pior. Querem tornar o Referendo numa consulta sobre a União Europeia. Ninguém questiona a bondade da União nem o bem que fez ao nosso país, a questão é que o método bicicleta (temos de andar para a frente senão caímos) está esgotado. As pessoas estão fartas de não ser tidas nem achadas sobre coisas essenciais à sua soberania. Não podemos culpar o eleitor, pois ele é a base da democracia. A culpa terá de ser dos políticos (por muito cliché que isto seja).
Sobretudo detesto os argumentos ad terrorem que parecem querer dizer que sem a Constituição é o fim. Não é. Pode até ser que seja o começo. Mas de outra coisa.