quarta-feira, setembro 29, 2004

"A sua identificação por favor?"

Irrita-me solenemente que agora seja moda ter um segurança à porta de tudo o que seja prédiozinho de escritórios a pedir a identificação e a tomar nota dos nossos nomes e numeros de BI. Para quê? Alguém é capaz de me dar uma explicação racional e que justifique economicamente a perda de tempo que isso acarreta? É para ver se eu sou ladrão? Ou terrorista? E o que é que eu ia roubar num edificio de escritórios? Agrafadores? E será que o segurança, que ás vezes nem se digna a levantar a fronha do jornal desportivo, ia depois identificar com toda a certeza de uma folha com centenas de nomes e numeros de BI o meu (se eventualmene eu tiver roubado o tal agrafador e talvez alguns clips)? Do género: "sim é este, eu desconfiei logo do nome dele". E já ouviram falar em BI's falsos? Acham que eu sou o quê? Um ladrão burro? É que podem desconfiar da minha honestidade, mas não admito que questionem a minha inteligência... E o pior é quando, ainda por cima, usam o diminutivo: "A sua identificaçãozinha", mas porquê o diminutivo? Acha que a minha identidade é pequena? Ou será o meu BI que é small?
Sim, e se eu fosse um terrorista com uma bomba incendiária decidido a explodir o edificio, a unica coisa que sobreviveria era a folhinha com o meu nome... E se calhar eles têm uma ligação à Interpol e vêm logo se eu sou procurado pelas autoridades... ou então, não.
E o que é que acontece a todos os milhares de folhas preenchidas todos os dias em milhares de edificios? Será que existe um Big Brother desconhecido que controla as nossas entradas em edificios de escritórios? E para quê? Será que se passa algo nesses edificios que nós desconhecemos e eles precisam de ganhar tempo para esconder tudo debaixo das secretárias e por isso pedir a identificação é uma forma de ganhar tempo? E o que é que se passará?
Meu Deus, tantas perguntas por responder...