segunda-feira, maio 03, 2004

Porque e' Manoel de Oliveira pior cineasta que João César Monteiro?

Apesar de Manoel de Oliveira se apresentar como um velho mestre despreocupado, impera nele uma impossibilidade de conhecimento a que está interligado a omnipresente noção de limite, ou de finitude mais especificamente. A sua dedicação ao bom sentimento absorve-o como ensinamento, tornado depois lições enfadonhas em filmes compostos de um certo enraizamento cristão, mas pior, crente. Ainda assim Manoel de Oliveira sabe fazer filmes, ele sempre encontra o minimamente necessário para compor uma historia que pode despertar uma certa dose de curiosidade. Intui-se muitas vezes algum resguardo que ele gosta de apreciar. De vez em quando também existe uma certa pose geometricamente construída. O resguardo esconde aquilo que ele não pode mostrar, porque desconhece. Neste sentido Manoel de Oliveira oferece-nos como conclusao muito pouco. Ele cumpre em todos os filmes o mesmo embate seco contra as suas próprias escolhas insuficientes.

César Monteiro permite imensas possibilidades, inclusive revelar as mistificações sobre falsos ídolos.