quinta-feira, maio 27, 2004

Ah, o futebol...

Um dia destes (acho que foi anteontem) quando cheguei a casa o televisor estava ligado no telejornal (se é que lhe posso chamar isso) da TVI. No seu melhor estilo demagógico e populista descrevia profusamente todos os males do país, a justiça saúde, incêndios, as recentes prisões de pessoas que se julgavam acima da lei (o que levaria a pensar que nem tudo vai mal no reino da justiça, mas uma reportagem TVI não liga a uma coisa menor como a lógica, até porque não dá audiências, ou pelo menos assim acham), a já famosa depressão nacional (eu não me sinto deprimido e vocês?), etc... Creio que a conclusão era mais ou menos esta: o que nos animar agora é o futebol (Porto e selecção).
Estou a ver a lógica, não é preciso reformar, modernizar, melhorar nada, não, que disparate! Basta umas vitórias no futebol para que se esqueçam do "isto é que está uma crise" e pronto: já vivemos de novo no melhor dos mundos. Receita bem simples...
Aliás, não é nada de novo, já os romanos diziam: panem et circenses. O pior é que o circo já cheira mal (deve ser o "sistema" que passou de validade, sim porque os "sistemas" são como os pacotes de leite, tem de se ter muito cuidado com a validade), e pão, isso, não há muito... e manteiga muito menos.
Mas isso, isso são cá coisas minhas.