segunda-feira, abril 26, 2004

Termino a noite com o 'Quiz' do António Barreto.

E se é verdade que a maior parte dos jovens não sabe o que foi o 25 de Abril, o que choca não é isso, mas sim a confrangedora falta de cultura. Também não sabem o que foi o 28 de Maio, nem o 5 de Outubro. Não sabem quem foi Oliveira Martins ou Guilhermina Suggia. Não sabem quem foram nem o que fizeram Fontes Pereira de Melo, Guerra Junqueiro ou Egas Moniz. Como não sabem o que é o genoma, nem quem foi Galileu.

Não vou pôr-me aqui a explanar o que foi o 25 de Abril ou o 5 de Outubro porque seria um atentado 'a minha auto-estima. O tempo da escola primária já lá vai. Também não vou tocar no assunto do genoma, porque por via dos estudos por enquanto congelados, tenho obrigação de saber. Passemos de imediato 'as personalidades referenciadas. Egas Moniz: nobel da medicina. Guerra Junqueiro: uma bela rua ali para os lados da Avenida de Roma onde, de verão, da gosto estar nas esplanadas na companhia das mais airosas das meninas. Pronto, tudo bem. Foi poeta, isto e' certo, acho que realista, mas no meio das historias pessoais da que me asseveravam ser minha professora de português do Secundário, não ponho as mãos no fogo. Fontes Pereira de Melo: um exemplo de auto-emprego, criou o Ministro das Obras Publicas e foi ministro do mesmo. Foi o autor da lei da rolha, que muito deu que protestar. Guilhermina Suggia: uma extraordinária violoncelista e nasceu no século XIX. Sempre dava jeito existir a Luna. Oliveira Martins: historiador sei que foi, mas suponho que seja muito redutor, um humanista, por assim dizer. Galileu: um dos pais fundadores, se tivesse um blogue chamar-se-ia: 1ª Ferida Narcisica. Com o 28 de Maio e' que o António Barreto me lixou. Ou estou com uma enorme branca a esse respeito ou não faço a mínima ideia o que e' que se passou em 28 de Maio desse ano qualquer. Se quiserem façam linques para este texto e chamem-me inculto. Mas já agora agradeço que me elucidem. De qualquer forma a culpa e' do Cavaco Silva e do António Guterres. Desnaturados.