quinta-feira, março 04, 2004

Irreversivel.

Irreversible > Because time destroys everything
> Because some acts are irreparable > Because
man is an animal > Because the desire for vengeance
is a natural impulse > Because most crimes remain
unpunished > Because the loss of a loved one
destroys like lightning > Because love is the source
of live > Because all story is written in a sperm and
blood > Because in a good world > Because
premonitions do not alter the course of events
> Because time reveals everything > The best and the worst.


Foi este o filme, que se destaca sobretudo pelo seu realismo aliado a imagens cruas, muitas vezes violentas, que venceu o Festival de Cinema de Estocolmo.
Posso dizer que gostei do filme, talvez um nada excessivo. Mas apenas um nada. E' bom que o cinema continuamente se reinvente, e este filme e' uma das formas possiveis. Mesmo que essa reinvençao nasça do orgulho e ambiçao de um jovem realizador, Gaspar Noe, que se quis revelar de pronto. Sendo o homem condiçao permanente de todas as coisas, por vezes as grandes obras resultam tao somente de um deslumbramento fugaz ou de uma zanga com o mundo ou de uma paixao/necessidade arrebatada por uma injecçao de realismo. Nem sempre o continuo carnaval em que se vive nos alimenta apenas. Adiante. O argumento encaixa perfeitamente na sinopse de frases curtas acima transcrita. Sem tirar nem por.
O filme esteve presente em cinco festivais de cinema, a saber: Telluride, Sundance (E.U.A.), Cannes, Toronto e Estocolmo. Foi vencedor do Festival de Estocolmo, capital da Suecia, peninsula escandinava, onde os indicadores de desenvolvimento mostram que existe melhor qualidade de vida e onde os direitos dos cidadaos estao melhor assegurados, em comparaçao com muitos outros paises do mundo, e onde se vive regra geral em tranquila paz social. Por outro lado sao aqueles paises nordicos que apresentam maiores taxas de suicidio, e consequencia ou nao, onde o estilo de musica Gotico/Metal impera e tem maior numero de simpatizantes. Depois um filme como 'Irreversivel' vence o festival de Estocolmo. Das duas uma: Ou os paises com maior indice de desenvolvimento humano do planeta tem um problema de emoçoes, ou estao num estado de evoluçao e auto-conhecimento em que gerem e apreendem as emoçoes de forma mais polida, nao negando os impulsos de raiz sexual que os sustentam, aceitando-os de forma muito menos cinica e atabalhoada que nos por ca'. O que em certos psiquismos particulares pode ser um contra. Como mostra o poeta, um exagerado sentimento de si pode originar uma bala na cabeça...