segunda-feira, março 15, 2004

A apresentacao

As apresentacoes de trabalhos sao sempre situacoes caracterizadas por algum nervossismo e apreensao. Nunca temos bem a certeza se nos vamos portar a altura, se vamos conseguir dizer aquilo que pretendiamos dizer de uma forma coerente e que faca algum sentido. Ha sempre aquele receio de bloquear subitamente, de Puff e la se vao as ideias, isto quando temos a nossa frente uma sala inteira de colegas nossos, os quais nos olham e escutam (que remedio) e que nos deixam com aquela sensacao incomoda de estarmos a ser observados.
Claro esta isto nao e`o fim do Mundo, tecnicas e metodos ha de nos concentrarmos, mantermos o controle, a nossa propria experiencia a isso nos ajudara, a nossa maneira de ser, de encarar este tipo de situacoes ira influenciar o nosso `estar a vontade` mas a verdade e`que por mais habituados que estejamos nao me venham dizer que nao passam pelo mesmo. Isto tendo em conta o ponto de vista do aluno, alguem que se sujeita a passar por isto de forma a concluir o seu curso, e nao um professor por exemplo ou uma outra pessoa que seja paga para isso, essas sim com uma maior responsabilidade naquilo que fazem.
Nao quero com isto dizer que nao aprecio estas alturas ou tipo de avaliacoes, penso que ate sao interessante, acredito que nos ajudam a sermos mais confiantes e que nos preparam a comunicar de uma forma mais elaborada ideias e conhecimentos. Por si so ferramentas importantes. Agora, acredito tambem que isto possa ser feito de forma moderada, e`bom passar umas quantas vezes por estas situacoes mas nao cheguemos ao ponto da perseguicao, como que fazendo os jovens desesperar, "bolas, mais uma apresentacao, odeio isto" e`certamente algo a evitar.
Quanto a mim, sempre tenho saido por cima e sinto-me sempre bem depois de tal situacao, fico mais aliviado e pronto para outra (refiro-me ainda ao topico desta posta).
Que venha entao o proximo trabalho.