sábado, fevereiro 07, 2004

Um bom exemplo para o mal-comportado e inconsequente Vitor Hugo Salgado.

Do 'Publico' de hoje na integra:

'Estudantes do Porto Aderem à Manifestação, mas com Discurso "Voltado para Dentro"

A Federação Académica do Porto (FAP) decidiu participar na manifestação nacional agendada para o dia 24 de Março, mas adoptando "um discurso diferente do que tem vindo a ser seguido". A ideia da FAP é voltar a contestação "para os problemas concretos dos estudantes" da Invicta e não "apontar baterias" apenas para a lei de financiamento e em particular para o capítulo dedicado às propinas.

Estas decisões foram tomadas anteontem à noite, no decorrer de uma "longa e participada" assembleia-geral da estrutura estudantil, adianta uma nota de imprensa. À Lusa o presidente da FAP, Nuno Reis, referiu que os estudantes do Porto que estarão presentes na manifestação vão adoptar "um discurso próprio, mais voltado para dentro".

A falta de instalações condignas para a Faculdade de Ciências da Nutrição, a inexistência de equipamentos culturais, recreativos e desportivos no pólo universitário da Asprela e a "discriminação" a que estão sujeitos os alunos do ensino particular e cooperativo em termos de acção social são alguns dos temas que Nuno Reis pretende valorizar.

No que diz respeito ao financiamento, a assembleia-geral da FAP decidiu que os estudantes devem reivindicar "a fixação imediata da propina mínima, como primeiro passo" para pedir a reformulação da lei. De resto, os alunos do Porto entendem que é fundamental que o Governo reveja o estatuto da carreira docente, dado que consideram que a falta de preparação pedagógica dos professores contribui para o insucesso escolar. '


A isto chama-se ter ideias e adoptar uma atitude construtiva com diagnosticos certeiros em cima da mesa. A berraria do costume pode ser muito jovial e rebelde mas nao resulta em mudanca nenhuma.
A inteligencia e' sempre um bom principio. Enfim uma boa noticia, alias duas, a origem do bom exemplo vir do Porto e' a segunda. Uma cidade do Porto com mais intervencao precisa-se. Que essa intervençao começe, por exemplo, nos estudantes.