domingo, janeiro 25, 2004

Encontro de culturas.

Ha algo de indescritivel numa festa de minorias etnicas vindas por exemplo, sei la', de paises do Leste. Eu sempre tive gosto em conhecer pessoas de outros pontos do Mundo, por conhecer novas culturas e ficar a saber mais sobre as suas tradicoes, no fundo pela chamada confraternizacao entre povos. Devo confessar que neste capitulo tenho tido sorte pois nestes ultimos anos tenho tido a oportunidade de o fazer e assim espero que continue a acontecer, ainda ha' muito para descobrir. Aprecio bastante este convivio das comunidades, e` algo que se tem de presenciar para se ter um olhar diferente das proprias. Mas voltando ao assunto, compartilho aqui convosco a minha experiencia de tal situacao. Geralmente o ambiente e`sempre de muita festa, especialmente depois de alguns shots de Vodka puro (nao aconselhavel aos mais fracos) o que ate e` bom para se conseguir tolerar a musica, a musica ao vivo, sempre a bombar, parece ate que as musicas nunca mais acabam e por alguma razao parece, porque duram e duram. Temos tambem o animador de servico, alegre, sempre a cantar? bem a um ponto e`mais a arranhar, nao que me faca diferenca, para mim e`tudo igual, nao percebo nada, mas verdade seja dita depois de repetirem as mesmas cancoes umas quantas vezes ate eu ja canto numa lingua nova. Mas nao interessa, todos participam, cantam, todos sabem a letra, pelos vistos devem ser grandes classicos la do pais deles. E muito se danca tambem: facto que me surpreendeu foi a resistencia fisica por parte da terceira idade (a chamada brigada do reumatico) especialmente as senhoras; como ja referi aquilo nunca mais acaba e eu depois de duas ou tres musicas ja nao me aguento mas elas la nos vem puxar para dancar ate nao mais poder, onde e` que vao buscar forcas? pergunto eu, provavelmente aos shots... ficam desde ja a saber que num acontecimento destes e`preciso beber shots a "saude" de cinco em cinco minutos e que nunca mas nunca podem ter o copo vazio pois vao precisar dele constantemente para fazer um brinde, nao se preocupem pois ate o tipo da mesa ao fundo vos vai fazer sinal e pronto, la tem que fazer um brinde. "Em representacao da nacao portuguesa devo dizer que ainda nao deixei mal o pais". Claro que com isto no final da noite vao sempre haver alguns atritos, seja porque razao for, festa que e` festa tem que os ter nao e` verdade? mas depois acaba tudo bem, com sorte ate vemos alguem a chorar, geralmente e`o tipo com ar de mau, voces sabem, aquele que quando o vemos pela primeira vez dizemos para connosco "Epa, calma ai, nao quero problemas com aquele" e depois, pronto, e` ve-lo reduzido a um grande bebe chorao, mas compreende-se, e` a emocao.
O que eu posso dizer e` que e` atraves destes contactos que podemos ver que afinal de contas nao somos assim tao diferentes uns dos outros, recomendo vivamente este encontro de culturas, se tiveram a oportunidade de conhecer uma cultura de mais perto facam-no vao ver que nao se arrependem. Como tudo na vida ha pessoas que vale a pena conhecer e outras de quem nos devemos afastar, coisas boas, coisas mas, seja em que cultura for, mas tentem saber mais sobre o Mundo e sobre as pessoas que nele habitam, que vos rodeiam, nem que nao seja para terem a certeza daquilo que vos proprios sao e de como podem conviver com aquilo que e`diferente.
Divirtam-se no processo e Botka abaixo.