terça-feira, dezembro 02, 2003

A animação social deixa-me animado socialmente

De vez em quando aparecem palavras ou expressões que, não sendo novas na língua portuguesa, ganham um novo fôlego. Um exemplo muito anos noventa/ Guterrismo é o da solidariedade. Muito nessa altura se falava na solidariedade... até havia um ministério para a solidariedade... Mas será que antes não existia já a segurança social? E a noção de solidariedade entre todos os portuguese não existia já na Constituição desde 1976? Então porque a moda?
O mesmo se passou quando o nosso Paulinho das feiras, hoje transvestido de posse de Ministro de Estado e da Defesa, tentou lançar a "lavoura"... a sério, alguém me explica a diferença em relação à agricultura (a não ser, talvez, ser mais poético)...
O mesmo hoje com a animação social e a minha outra favorita, a organização de eventos. Alguém me explica porque é que a empresa municipal de Lisboa que trata dos bairros históricos também trata da "animação social"? Será que as pessoas que lá moram precisam de ser particularmente animados por causa do estado de degradação dos edificios ou da perspectiva de levarem com um silo para automóveis à frente? E o que raio é a animação social? Não, a sério, expliquem-me... É para animar a sociedade? As hipóteses de gozar com isto são tantas que as deixo à consideração do amável leitor.
Mas organização de eventos? Organizar coisas que acontecem? E se forem acontecimentos em vez de eventos será que é com outras pessoas? Serão coisas que acontecem que nos animam? É que nesse caso caímos na animação social... Mas as festas são coisas que acontecem? E será que nos animam? E antes de surgir esta expressão será que ninguém organizava as coisas? Será que... as coisas aconteciam por acontecer? E ninguém as organizava? Mas isso era uma desorganização... Mas, a sério, o que é que leva uma pessoa a dizer que a profissão que gostava de ter era organizar eventos? É que uma pessoa que já tem esse emprego... bem, se o tem não lhe resta mais nada senão dizer bem, agora querer organizar eventos do género: "O que eu quero ser quando for grande é organiçzar eventos" isso, meus amigos, é deprimente.