domingo, novembro 16, 2003

Pequenas grandes noticias.

Ouvi de relance no Telejornal que houve uma manifestacao de solidariedade em Nassiria (Iraque) protagonizada, na sua grande maioria, por estudantes e professores iraquianos condenando os atentados terroristas que vitimaram militares italianos. No meio do verdadeiramente explosivo turbilhao noticioso que so da conta 'das grandes dificuldades que os norte-americanos estao a ter porque sao uns malvados invasores', estas noticias passam despercebidas; nao interessam a quem quer ver sangue americano derramado no deserto, cada americano morto e uma felicidade para os 'pacifistas', para os anti-america, dirao: 'Quem os mandou invadir um pais independente? Nao tinhamos nos razao?' A razao nao se ve em alguns duros meses, a razao ve-se a longo termo. Os professores e os estudantes, e estes ultimos sao o futuro de um pais, que se manifestaram em Nassiriya, quero acreditar, podem ser um sinal que o Iraque ha-de ser um pais livre e plural, salvaguardando as distancias a que as diferencas culturais obrigam.


Neste contexto nunca me apeteceu tanto citar Pacheco Pereira como agora:

Eu tenho um lado, mas ninguem me ouvira dizer que este e o lado de Deus, como na cancao de Bob Dylan. Mas ouvir-me-ao dizer que este e um lado dos homens, do modo de vida que escolhi (escolhemos), de uma precaria mas identificada civilizacao (a palavra e adequada) que ja mostrou o que vale e que nao vive do terror, nem da violencia, mas da procura da conciliacao de interesses e modos de vida. Nenhuma outra civilizacao me da as liberdades e a possibilidade de felicidade que esta me da, a mim e, potencialmente, a todos os homens. Nao estou certo de tudo, mas das duas frases anteriores estou inteiramente convicto.




E mais uma vez o ultimo discurso de Tony Blair na 'Camara dos Lordes' afirmou-o como lider forte que e. Declarando tambem que as relacoes externas se devem basear no dialogo com os E.U.A. bem como na integracao europeia. (Embora Mario Soares tenha dito, como forma de justificar o que defende, num programa esta semana qualquer coisa como: 'ate Tony Blair que tem tomado as posicoes que se sabe em relacao aos EUA disse que a vocacao europeia e fulcral'. Ou seja deu metado do recado porque na verdade Tony Blair tanto valorizou o dialogo com os EUA como a Uniao Europeia.)