quarta-feira, novembro 12, 2003

O Instituto de Conservacao da Natureza em vias de extincao.

Ontem a noite apanhei a meio o programa "Planeta Azul" da RTP 2 (em repeticao) onde se falou da aguia-pesqueira em Portugal. Atente-se: nao da aguia-pesqueira como especie abundante que habita as costas rochosas do sul de Portugal, pelo contrario, de uma unica aguia-pesqueira. Um macho. Unico. Ultimo. Apresentaram em paralelo uma reportagem feita no Reino Unido onde uma equipa de investigadores liderada por um ornitologo de renome conseguiu, com sucesso, trazer para Inglaterra da Escocia, numa viagem de 800 km, alguns exemplares da especie para nidificar.
Em Portugal, para fazer face ao perigo imediato de extincao da especie em causa, pensou-se fazer o mesmo sendo a procedencia das aves a Finlandia. Diziam os ornitologos britanicos que a viagem, fosse de 800, fosse de 3000km, nao seria obstaculo, o que poderia constituir obstaculo seriam as caracteristicas do habitat, o que segundo os investigadores nao se verifica. E esta tambem a opiniao dos biologos portugueses que, com base no conjunto de dados recolhido, previam boas probabilidades de sucesso para reintroduzir a aguia-pesqueira na costa atlantica do sul de Portugal. Ja nao e assim que pensa o ICN e o projecto nao vai avante.
Fraco pai­s este, que assiste a lenta extincao de especies animais protegidas, considerando que tambem isto nos torna mais pobres. Fraco pais este, onde a protecao dos animais so salta para a ribalta uns dias em Agosto quando alguns se lembram, quase por extravagancia, que matar umas vacas e uns bois e feio, voltando depois de consciencia sossegada para o "shopping", enquanto os outros, o povo esquecido que os mata ha umas geracoes, voltam, rudes, para o amanho da terra. (Ainda o amanho da terra?)
E assim que a aguia-pesqueira macho, o ulltimo, isolado da sua especie, continuara votado a um triste destino, voando sobre um unico ninho, o seu, onde nunca existirao descendentes para perpetuar sobre as aguas do atlantico, o voo nobre, o olhar arguto. E e assim que eu temo, por exemplo, pela vida do lince iberico na serra da Malcata, muito embora saiba que a situacao ja foi mais delicada. E fico sobretudo apreensivo, quanto a capacidade do Estado zelar pelas vidas ameacadas das cegonhas negras, e de diversas aves de rapina, nomeadamente, a aguia-real, grifos, abutres-do-Egipto e aguia de Bonelli, entre outras, que nidificam nas escarpas ribeirinhas do troco internacional do rio Tejo e seus afluentes (Erges e Ponsul), zona constituida como Parque Natural do Tejo Internacional em 2000. O parque, criado nos concelhos de Castelo Branco e Idanha-a-Nova e um dos habitats mais importantes da avifauna iberica, zona de uma beleza imcomparavel, quase selvagem, e muito pouco conhecida. Os limites do parque ficaram aquem do que a Quercus desejava, que esta no terreno ha ja muito tempo, mas o ICN assim ditou. Na altura da criacao do parque, que esteve prometido durante quase uma decada e teve um parto dificil porque as populacoes locais, feridas, ciumentas ate, por os poderes institui­dos nunca com elas se terem preocupado e mesmo abandonado a  sorte de uma zona desertificada, vindo depois obriga-las a cumprir regulamentos que a todos os parques naturais assistem e que contestaram, na altura, dizia eu, prometia-se e pretendia-se potenciar actividades tradicionais e de turismo de natureza, que eu saiba pouco ou nada foi feito e um patrimonio inestimavel continua pouco valorizado. Mas o essencial e que se consiga travar a extincao de aves unicas enquadradas numa paisagem belissima e que se possa continuar a observar por muito tempo o seu voo. E aqui envio uma palavra de consideracao ao trabalho desenvolvido desde ha muito pela Quercus de Castelo Branco.
Fraco pais este, se tiver um ICN titubeante, porque a riqueza de um pais passa, e o seu grau de desenvolvimento mede-se, tambem pela protecao da natureza (aspecto tanto mais relevante sendo Portugal um destino turi­stico que se quer de qualidade e nao apenas baseado em 'programas de praia'.) Quando ja nada existir para proteger na natureza, porque tudo se deixou perder, ja nao fara sentido o ICN existir, uma vez que a causa defendida pelo o ICN se esgotou ingloriamente. Agora ainda faz. E o papel e a accao do ICN e tanto mais importante na medida em que por vezes se situa entre os interesses economicos (alguns legitimos, outros duvidosos), interesses ignorantes, o imediatismo, ou tao so o bem estar das populacoes, e uma certa utopia (?) das associacoes ambientais.