segunda-feira, novembro 10, 2003

Mandamento 11º: Nao usaras as diferencas culturais como arma de arremesso.

Que foi, e sejamos bem claros, o que alguns andaram a fazer ultimamente na blogosfera.

O Liberdade de Expressao acha que eu confundi juizos de facto com juizos de valor quando digo (num post que pode ser encontrado mais em baixo neste blog) que as afirmacoes do Catolico e de Direita baseadas em Thomas Sowell sao declaradamente etnocentricas. Ocorre-me, e tomando por factos provados as consideracoes feitas acerca das diferencas culturais, perguntar ao Liberdade de Expressao o mesmo que ja perguntei num mail de resposta aos autores do blogue Nacionalista (pergunta escusada bem sei...)

"Entao atiremos para longe o etnocentrismo. O Catolico e de Direita primeiro refere que ha umas largas dezenas de jovens que provocaram desacatos e depois constata a diferenca entre dois tipos de cultura. No contexto atras enunciado, de que serve faze-lo? Qual o proposito?"

Obviamente trata-se de utilizar aquilo que ate pode ser uma discussao interessante (as diferencas culturais) como simples arma de arremesso. Mas eis a resposta que recebi (apenas a divulgo porque presumo que os seus autores nao tem pejo de a assumir publicamente):

'Faz todo sentido fazer essa referencia. O proposito foi o de demonstrar que certos tipos de imigrantes, pela sua incapacidade, e falta de vontade, em se adaptarem as normas e padroes do povo "hospedeiro" devem ser mantidos bem longe do territorio nacional.'

Responderia tambem assim o Liberdade de Expressao a mesma pergunta?

Reafirmo: No que diz respeito a Imigracao nem demasiada inaccao, nem demasiados 'sentimentos de superioridade'. Apenas boas politicas.

Assunto encerrado.