sábado, novembro 29, 2003

A inveja do penis (ou as mulheres que so' vestem calcas que se curem...)

Este blog e' para mim o mais deliciosamente feminino que conheco. Consegue reunir uma estetica e sensibilidades marcadamente uterinas, sedutoras, sem ser excessivamente cor-de-rosa ou militante. Mas quanto a' inveja do penis, lamento mas o Dr. Freud nao estava enganado, e vem a' superficie quando se fala do amor, conforme mostra este texto, que comecando mal, apoiado numa mistificacao que subsiste num certo mundo feminino e que decerto e' apenas resultado de um inconsciente colectivo ainda presente, fundado numa auto-estima precaria, mas que logo que a autora principia a pensar pela sua propria cabeca, coisa que acontece de imediato no inicio do segundo paragrafo do referido texto se torna perspicaz e substancial, progressivamente. Ou seja, a 'inveja' primordial encontra-se no texto como marca educacional mas esbate-se (embora fizesse melhor justica ao nome do blog se os dois ultimos paragrafos fossem escritos sob a perspectiva do 'Eles', embora a parte nao comprometa o todo). Enquanto que no mundo feminino em geral, permanece pontualmente com um ou outro assomo de consolidacao mais ferrea que infelizmente se nota.

Apelidar a mais complexa, porque importante, bonita, sexual e altamente significativa relacao humana de 'facil' que foi o que a autora disse primariamente do amor, e' menospreza-lo a' viva forca. Banaliza-lo.
O homem ou a mulher nao tem que apenas aceitar ou tolerar o seu amado/a. Porque isso sim gera apatia e desamor. Tolera-se e aceita-se o padeiro, que nos e' estranho, ou ate' mesmo, no limite, um amigo, que sendo importante pode nao o ser ao ponto de utilizarmos a nossa energia para evidenciar nele o bem ou o mal.

As pessoas por definicao nao tem que se sentir comodas e confortaveis. Suprema necessidade e' saber que apesar do reconhecimento mutuo de falhas e necessidades o amor, o 'nosso amor', sera' sempre um porto seguro, mas que nao invalida o confronto e a livre discussao do nos, perante o mundo. So' assim estar com o outro e' maravilhoso, na medida em que nao e' um espelho de mim mas tambem nao e' um espelho de tudo o resto. Nao vejo o amor como a aceitacao incondicional da pessoa amada, porque esta e' a primeira preposicao para o fracasso, ou pior ainda, para uma relacao baseada na mentira. Criticar quem amamos, com a mesma paixao com que elogiamos, contem uma sensibilidade que nao se esgota no eu mas que se prolonga na pessoa amada. Acima de tudo, as praticas e atitudes de quem amamos nao nos podem ser indifererentes uma vez que o amor e' intimidade.
O amor nao e' compaixao, antes, deve ser vivido com paixao, demonstrada em todos os aspectos.

Nao deixem de visitar o Sem Penis, nem Inveja.