domingo, novembro 02, 2003

Função pública

Não percebo as pessoas que dizem mal dos funcionários públicos. Se calhar é por ser filho de dois deles. Mas com toda a seriedade eu também ando por aí, e não é totalmente verdade tudo o que se diz. Não sei se sabem mas o salário minimo da função pública é mais baixo do que o nacional, o subsídio de almoço ronda os 400 paus (tentem almoçar com isso e depois perguntem-se se vos apetece atender pessoas com um sorriso nos lábios), é dos empregos mais chatos que pode existir... e isto são factos. Não é que eu não concorde com muitas das críticas dirigidas aos funcionário públicos, é só que são injustas. E porque é que eu digo isto? Lembrem-se da vossa vida e pensem no seguinte: vocês só são tratados mal pelos funcionários públicos? Ou será mais por todas as pessoas atrás de um balcão? É que, eu não sei se o problema é meu, mas eu vejo gente mal educada, desmotivada, antipática, sem formação e desinteressada atrás de praticamente todos os balcões, seja de repartições, lojas ou pastelarias. Será que o problema é só de uma classe ou será nacional? Lembrem-se bem, qual foi a última vez que foram a uma loja e não vos trataram como se vos estivessem a fazer um favor pessoal ao atender-vos?