domingo, novembro 02, 2003

Catedral? Onde é que estão os sinos?

Eu sou benfiquista. Tendo dito isto tenho de desabafar: Um estádio não é uma catedral. Eu sei que muita gente vê o futebol como uma religião com deuses, santos, misas, demónios, pecados e milagres, padres, sacristões e papas, mas a verdade é que não é. O futebol é um desporto entre muitos. Um estádio é um recinto onde se praticam actividades desportivas por acaso (ou talvez não) ao domingo. Será que sou herege por dizer isto? Não porque o futebol não é uma religião (nunca é por demais repeti-lo). Um clube não é uma seita, seja ela vermelha, verde, azul (nos seus vários tons), roxa, laranja ou rosa. Eu percebo entusiasmo, arrebatamento e até paixão, mas não percebo fanatismo. O meu deus não é uma águia. Não vou à missa na vossa "catedral" nem ouço o chamamento dos vossos sinos. Digo mais, uma sociedade que chama a monstros de betão (ou azulejo de casa de banho) onde se joga à bola "catedral, é uma sociedade onde os valores... estão doentes, para dizer pouco.