segunda-feira, outubro 20, 2003

Noite.

A noite é essencial. Portugal é um pais com pouca noite, com muita luz, com demasiado Sol. O dia irradia actividade, correria, ambicão de omnipresenca, passos andados, minutos passados, conversas adiadas, acenos ao longe, pior ainda, proporciona desculpas para o não. Porque de dia nunca se pode. Não há tempo. Que a noite passe o mais rapidamente possivel, que chegue o dia, esse dia palco principal da encenacão efémera da vida, onde eu me desencontro de mim e do outro, onde as relacoes sao de conveniência e nao de convivência, onde os desejos sao adiados sine die, onde eu, aliás sempre eu, o eu como um outro, onde eu nao me enfrento. A moralidade asfixiante das convecções está, de dia, mais vigilante que em nenhuma outra altura. De dia é facil viver, o barulho absorve-nos, a multidao protege-nos, a alma abandona-nos e fica um corpo andante, quase para sempre expurgado da alma se nao sobreviesse a noite que provoca a uniao do todo. A noite provocatória. Mas a uniao desfaz-se de novo porque quando finalmente estamos prestes a aproveitarmo-nos tomamos um pequeno quimico branco e adormecemos. Mas aqui a alma rebela-se, expressa a sua revolta, a actividade mental torna-se frutifera uma unica vez desde que nos levantamos, as imagens disformes surgem-nos no ecrã da mente como um derradeiro grito de socorro, e sonhamos. Sonhos esquecidos de dia. Mas a noite.

-A noite das estrelinhas, da lua cheia, da procura dos planetas, da beleza do céu?
-Nao. Que se lixe essa noite. Essa noite apenas provoca alienacao, não o queremos.

Facamos ao contrario: se dia andamos na Lua de noite andemos na Terra.
De dia a claridade ofusca o olhar, de noite prescruta-se, os olhos bebem, os sentidos despertam da dormência diurna e a sua sensibilidade aumenta. De noite tudo pode ser lascivia e seducão, a amizade so pode ser verdadeira, o riso multiplica-se, o amor é intenso porque a intimidade é real. As pessoas olham-se nos olhos. A noite proporciona a comunhao perfeita do corpo com a alma e a fonte de onde brota a forca criativa é inesgotavel. Somos mais permeáveis ao belo e a arte, basta que deixemos. Nao compôs Nocturnos, Chopin? Aproveitemos a noite para nos conhecer, para conhecermos. A noite significa a vida à solta, sem redeas, o homem pode ser deus e tratar-se e tratar o outro como tal. Varios deuses juntos celebrando a vida num festim jubiloso. A noite ilumina a oportunidade da reconciliacao e deixa emergir o verdadeiro ser de cada um, seja ele grandioso ou insignificante. Se se quer conhecer um semelhante procure-se a noite e julgue-se com propriedade. E por isso a noite provoca medo e nao o dia.