quinta-feira, março 11, 2004

Valha-nos a RTP

Chego a casa para almoçar e depressa ligo a televisão para me por a par daquilo que ja tinha ouvido via radio: o terrivel atentado em Espanha. Qual o meu espanto quando vejo que apenas a RTP interrompeu a sua emissão normal para acompanhar o desenvolvimento da situação em Espanha. A SIC manteve o seu programa matinal ate ao fim, assim como a TVI. Bom, vendo-me sem opções acompanhei a emissão da RTP, onde fiquei a par da dimensão da tragedia. Um analista presente em estudio que acompanhava a emissão (escapou-me o nome) disse duas coisas que me parecem bastante relevantes neste momento:
- Na sua opinião a ETA sozinha não teria capacidade para um atentado desta envergadura.
- As autoridades podem insistir na ETA como responsavel pelos atentados, pois qualquer outra hipotese seria devastadora psicologicamente.
É nesta questão que eu insisto neste momento. Se efectivamente não foi a ETA, e possa ter sido por exemplo a Al-Qaeda, nenhum país europeu, em particular aqueles que apoiaram os E.U.A na guerra, podem estar tranquilos. Espero dos E.U.A e da Inglaterra nesta situação a mesma atitude que tiveram na do World Trade Center, ou seja espero que a luta contra o terrorismo não seja exclusiva para casos onde o petroleo abunda...