quarta-feira, fevereiro 04, 2004

No passado dia 02 de Fevereiro

foi escrito no Abrupto um post com o titulo "FUTEBOL, TELEVISÕES, HISTERIA COLECTIVA = VIOLÊNCIA". Ora parece-me que o Sr. Pacheco Pereira, pessoa que admiro, e que ouço e leio sempre com a maxima atenção, errou na analise que fez dos acontecimentos desportivos (ou deverei escrever extra-desportivos?) que aconteceram no passado fim de semana. Diz ele no post que "Estava convencido, e disse-o já na sexta-feira passada, quando se gravou a Quadratura do Círculo, que iriam ocorrer violências diversas nos jogos de futebol do fim-de-semana, consequência do ambiente de histeria colectiva incentivado pelo tratamento televisivo da morte do jogador húngaro". Permitam-me discordar, mas o que se passou nada teve a ver com sentimentos de histeria resultantes da morte do Feher, desde que me lembro de existir, que todos os anos existem jogos que terminam em cenas daquelas, alias o que surpreende são os anos em que não acontece nada! O que faz com que esses jogos, e refiro-me a jogos mediaticos como o Guimaraes-Boavista, ou o Porto-Sporting, como me refiro a jogos como o Vitoria da Picheleira-Oriental (que apesar de menos mediaticos sabe-se que todos os anos ha pancadaria), terminem invariavelmente em violencia é o facto de estarmos perante um cenario de rivalidades extra-desportivas, muitas vezes associadas a disputas geograficas ( a eterna luta norte\sul, ou o meu bairro é melhor que o teu). O que se passou em Guimaraes, ou em Alvalade insere-se exactamente neste campo, todos os anos tem-se conhecimento de problemas entre adeptos nestes jogos, a novidade este ano esta no facto de no caso de Guimaraes a luta ter sido transportada para dentro das quatro linhas.
Sempre existiram e continuaram a existir rivalidades entre certos grupos de adeptos, acontece não so em Portugal como acontece em todos os outros campeonatos, e essas rivalidades que terminam quase sempre em violencia acontecem independentemente da morte tragica de um jogador e do tratamento televisivo dado a essa morte.

PS: Como conselho para o Sr. Pacheco Pereira deixo aqui o link para um blog onde são discutidas questões de claques de futebol, e onde esta nesta semana muito activa a questao dos jogos do passado fim de semana. Basta uma leitura da caixa de comentarios para o deixar perfeitamente esclarecido acerca das rivalidades existentes entre alguns grupos.